Alem de ter a autoridade para permitir fotografar o espaço em causa a única coisa que necessita é de uma página Google MyBusiness que é grátis. A visita ficará associada a esta página. É possível que já exista uma página MyBusiness associada ao vosso negócio e, nesse caso, se não a criaram só têm de usar a opção "claim my business" que estará disponível.
O preço depende, essencialmente, da área e da planta a fotografar. Depois desta avaliação vai depender do pretendido pelo cliente. Para um restaurante pode ser suficiente uma “photosphere” no meio da sala, para um museu podem ser necessárias, para uma sala com a mesma dimensão, 4 de modo a mostrar as obras expostas com mais detalhe. Isto vai condicionar o número de “photospheres” que é necessário fazer e, claro, o preço final. Resumindo, os factores são:
- o número de photospheres (ver cálculo em baixo)
- a complexidade da planta
- adicionais caso não exista streetview ou se desejar alterar o see-outside associado ao negócio.
- edição digital a pedido do cliente, com pedidos especiais, ex.: alterar digitalmente uma ementa, colocar um cartaz maior com a descrição de uma obra, etc.
- (se existir) descontos de campanha em vigor
- descontos para um negócio com múltiplos locais
- descontos para “reshoot” caso tenha existido alguma alteração no espaço que desejem ver reflectido na visita
- não tem mensalidade!
- acrescem deslocações e gastos com alojamento/alimentação se aplicável(*) .
(*) Deslocação no concelho de Lisboa e concelhos vizinhos são oferta. Fora destes concelhos acrescem despesas de deslocação, alimentação, pernoita se aplicável. Se existir mais do que um cliente na área esses custos serão divididos em proporção pelo tempo despendido em cada um.
É necessário criar uma esfera com intervalos entre 1,5 a 2,5 metros para conseguir transmitir a sensação de “caminhar pelo espaço”. Tipicamente depende da “densidade” da área. Num corredor poderão ser os 3 metros até porque apenas servirão para ligar áreas de interesse.
O Google BusinessView tem um "hotel mode" que permite mostrar as várias áreas do Hotel fazendo “mini visitas” que se chamam “ilhas”. Pode fotografar o Lobby, a Piscina, um Quarto, uma Suite sem ter que fazer todas as esferas pelos corredores para ligar as visitas. A visita “principal” aparecerá no “see inside”, como normalmente. As outras mini-visitas, infelizmente, aparecerão no “carrossel” de imagens em baixo na ordem que a Google decidir. É, no entanto, possível, usar as visitas directamente no site do negócio.
Desde que as imagens respeitem a politica de aceitação de imagens do Google (disponível em http://www.google.com/intl/pt-BR/maps/streetview/policies/ ) , segundo a equipa Google StreetView, não tem limite de tempo, ou seja, é para sempre.
Não há custos adicionais de alojamento já que eu entregarei, através de um portal especifico, as imagens ao Google StreetView e é aí que a visita ficará alojada e disponível na internet.
Não há uma relação directa mas pode, sem dúvida, ajudar. O “claim” da página MyBusiness é um bom começo para aparecer nas buscas de local. Alem disso irá aparecer na página mybusiness, na pesquisa Google, no googlemaps um “see inside”. Esta visita pode (e deve) também ser incluída no site da empresa/instituição e vai aumentar o “tempo por visita” do site o que ajudará o ranking.
A Google fez um estudo durante a NYC restaurante week e os restaurantes com See Inside tiveram mais 30% de reservas efectuadas. 84% dos 1300 clientes que participaram no estudo afirmaram que o BusinessView teve um papel preponderante na escolha.
Podem consultar mais nesta página
As etapas de criação de visita estão descritas aqui. Neste link estão explicadas as etapas entre “realização das imagens” e a “publicação da visita”.
Claro que não. Podem ser adicionadas ou retiradas esferas à visita. Acresce um custo de “moderação” se o trabalho de republicação for significativo (mais de 30 esferas) já que implica uma republicação total da visita para substituir a anterior.
Após a aprovação final por parte do cliente, imediatamente antes da publicação, o pagamento tem de estar feito a 100%. É possível fasear o pagamento mediante acordo. Aos preços apresentados acresce sempre IVA à taxa máxima.
Necessito de criar a visita toda de uma vez?
Não, não é necessário. Como está explicado na questão anterior, podem ser adicionadas esferas em qualquer altura. Pode deixar a área do Jardim para a Primavera, a piscina para o Verão. Claro que há os custos de deslocação e de posterior alteração da visita (caso se apliquem).
Erros acontecem. Os erros provocados por mim serão resolvidos por mim sem custos para o cliente. Caso seja necessária nova deslocação para voltar a criar uma esfera não será cobrado nada e agradeço a recriação das condições para voltar a fotografar o mesmo local. É possível resolver erros em qualquer das fases (mesmo depois da publicação).
As situações de conflito deverão de ser resolvidas recorrendo a bom senso de ambas as partes.
É possível cancelar a visita em qualquer altura do processo. No cancelamento após a aprovação das imagens pelo cliente será devido 25% do orçamento. No cancelamento até 15 dias após publicação devolverei 50% (nesta fase o pagamento já foi feito). Passados 15 dias o trabalho é dado como "aceite pelo cliente" e, apenas será retirada a visita do Google.
Em qualquer dos casos as fotos originais serão destruídas.
Nota: as condições podem ser alteradas em qualquer altura sem aviso prévio.
Última actualização: Dezembro 2015